sexta-feira, 4 de março de 2011

Popstartin'

Em julho de 2000, eu estava aqui na minha casa, vivendo minha adolescência depressiva, sem muita perspectiva para o futuro, basicamente sem objetivos na vida. Nessa época, Britney Spears estava lançando seu segundo CD, Ooops!...I Did It Again, e eu, por um acaso, vi o comercial desse CD na TV. Mais por ter o que falar do que por qualquer outro motivo, eu comentei: "Ah, uma hora vou comprar esse CD". Mas, quem afinal era Britney Spears?...sei lá. De música eu não sabia na época. Naquela época, eu nem sabia direito quais eram os sucessos das rádios 'povão', quem diria os hits internacionais. É claro que já tinha ouvido alguma coisa, como Backstreet Boys (todas as meninas eram fãs deles naquela época e, obviamente, com uma prima adolescente morando na casa ao lado, como não iria ouvir, né?), Spice Girls e artistas do naipe. Mas nenhum conhecimento profundo sobre eles.

Whatever...poucos dias depois, sei lá porque, as pessoas falaram que eu devia assistir MTV, porque era legal, porque todo mundo assistia e etc. O curioso é que eu nem tinha muitos amigos, se bobear dava pra contar nos dedos, mas calhou de na mesma época todos me indicarem a mesma coisa. Então tá....já que todo mundo fala tanto, vamos vem o que tem de tão interessante nessa tal MTV. Coisa do destino...?

Uma vez sintonizada na MTV, a tela da minha tvzinha de 14 polegadas começa a exibir aquele astronauta explorando um planeta tipo Marte até encontrar um grande espaço ou uma espécie de máquina habitado por dançarinos liderados por uma moça estranha com um aplique estranho, vestida com uma espécie de macacão vermelho berrante de plástico e...estranho.

Brintey Spears - Ooops...! I Did It Again

"Que porra é essa?", pensei. Mas não desgrudei os olhos da tela. Começou a música. Aquilo me soava familiar...onde eu tinha ouvido/visto aquilo? Queria saber, então continua a assistir. Chegou o refrão. A coreografia. Imediatamente veio aquele comercial de TV na cabeça. Então essa era a tal da Britney Spears. Assiti o clipe inteirinho. Gostei. Queria ver de novo. A música grudou na minha cabeça. Agora sim eu queria comprar aquele CD.

No entanto, o fim do clipe já veio emendado com uma vinheta (que eu mal fazia ideia o que era). Era um número 3 crescendo na tela em meio a formas geométricas. Só depois de um tempo eu entendi que aquilo era um terceiro lugar. Começou um joguinho de video game: loading...Mesmo sem um joystick, o jogo ganhou vida. O game se passava na California e logo no começo a opção para escolher entre 4 personagens. Escolhido o primeiro, um loiro, ele começa a percorrer a cidade. Depois de passar por mil obstáculos, o loiro alcança uma estrela de oito pontas e revela a banda que detém a trilha sonora do emocionante game. Mudam os personagens e os desafios. Tem corrida de carro, mergulho no lago, surf em famosas pontes até que no fim a cidade desmorona e os quatro amigos se encontram nas profundezas das ruas. Game Over. Tinha acabado de assistir Californication dos Red Hot Chili Peppers. Confesso que sempre quis muito jogar esse jogo!!! Pena que nunca lançaram de verdade.


Chris Nicklas, lembra dela? Foi ela quem apareceu depois do game over pra anunciar que aquele clipe era o terceiro lugar, para anunciar que aquele programa era um top 20 dos clipes mais votados da semana. Sabrina Parlatore havia acabado de sair do comando do Disk/Top 20 e a Chris estava provisoriamente a substitutindo até a entrada de uma nova VJ, a Sarah.

E logo veio o segundo lugar: Hanson com This Time Around. Esse clipe, em específico, nem me marcou muito, tanto é que sempre lembrei desse dia claramente com o 4º, 3º e 1º lugar. Por falar em primeiro lugar, logo depois do comercial vieram eles, os Backstreet Boys, curiosamente com o clipe de The One, um clipe bobinho com mescla de imagens de shows deles. Sempre odiei clipes desse tipo.

E chegou o fim. Eu tinha assistido meu primeiro Top 20 brasil. Havia acompanhado a primeira parada da minha vida. Eu simplesmente amei aquilo, sabe-se lá porque. Só sei que viciei em paradas em geral. Logo comecei a acompanhar o Disk MTV e o Top 20 também. Não perdia uma edição. Até deixava de sair pra assistir os programas. Logo depois veio o Hit Parade Brasil Jovem Pan, com as 20 músicas mais pedidas da semana na rádio. Depois a Billboard e mil outras paradas que acompanho até hoje.

Devo ressaltar que deixei de acompanhar as paradas da MTV há tempos, principalmente depois que virou uma palhaçada total, com clipes de bandas emo e cantoras latinas. Argh!!!

Um vício desses também não chega sem te afetar de alguma forma. No começo achei que era louco, mas depois percebi que muita gente também tinha essa mania . Pois é amigos, faz uns 7 anos que faço minha própria parada, meu próprio top 20 de músicas, toda semana , sem passar uma. E essa é a parada mais legal de todas! =D Um vício esse que vai ficar pra sempre, penso eu!

Como eu sempre quis escrever sobre música POP, aqui estou eu, inaugurando este blog. E depois de mais de 10 anos acompanhando as paradas nacionais e internacionais, há muito para se falar, e claro, com uma visão voltada para os charts! Afinal, se é hit é porque é pop. E se não era pop antes de se tornar hit, agora vira!


Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário